Páginas

domingo, 6 de julho de 2008

Regresso às Origens?

Ao longo dos últimos meses tenho dedicado a minha vida ao estudo! De resto, julgo que é o que vou fazer o resto dos meus dias se quiser ser um bom profissional! Em todo o caso, este é um estudo diferente: em Novembro acontece a Prova Nacional de Seriação, em que os candidatos são seriados com base na nota para a escolha da especialidade. Ou seja, aquilo que irei estudar para o resto dos meus dias será decidido pela nota desse exame, nota essa que depende daquilo que eu estudar agora! Confuso? Nem por isso! Resume-se numa expressão: estou sob um stress do caraças!
Mais a mais, nunca na minha vida cingi as minhas acções por objectivos parcos e sem grande relevo; sempre pautei o meu rumo por etapas de grande tirada – e desta vez não queria que fosse uma excepção! Quero com isto dizer que, por gozo pessoal e objectivo de especialidade pré-determinado, gostava de ter uma nota que me deixasse satisfeito! O estudo que fizer e a sorte que me apanhar toldarão essa nota!
Novo factor: a sorte! Sem dúvida que nada se faz sem sorte, sem uma mão que aparece sabe-se lá de onde e que nos (des)ajuda em determinada tarefa – no exame não será diferente!
Agora que a licenciatura está terminada e que os meus dias não têm grandes obrigações resta-me dedicar a esta causa, sem contudo deixar que a minha vida seja dominada por ela para bem da minha sanidade mental. Mas precisava de fugir e viver uns dias só com o livro… Lógico que não podia ficar sem Internet, nem que seja para continuar a escrever neste meu blog e fazer destes minutos o meu acontecimento social do dia!
Vim para longe, para a terra das origens de parte da minha família… Vim passar por sítios onde há 50 anos os meus avós se conheceram… Estou na terra onde a minha mãe nasceu… Que relação terá isso com a paz de espírito que este local me transmite?
Sinto-me bem aqui! O tempo, apesar de beirão, parece alentejano e corre devagar! Os dias estão cheios de qualquer coisa diferente que não há em Lisboa; e neste lugar sinto-me bem! Rio sem pudor quando uma senhora mais velha, mesmo que tenho andado comigo ao colo, me trata por doutor… É verdade que acabei o curso, mas não me sinto doutor; mas aqui na terra a mentalidade é diferente da das grandes cidades, e “se o neto do Sr. Correia acabou Medicina então é doutor e pronto!” – nada os fará mudar de opinião! Mas vim estudar para ser realmente doutor… E é isso que tenho feito todos os dias!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa sorte! Beijo