Mais uma vez, a falta de esclarecimento em Portugal por parte das entidades decisoras e de propaganda marca a agenda actual.
Temos largamente ouvido falar da ideia, concepção, distribuição, venda… enfim… tudo aquilo que envolve o afamado Magalhães – o computador, supostamente de origem portuguesa, que tem o nome do navegador português Fernão de Magalhães, que ao serviço dos reis de Espanha cumpriu a primeira viagem de circum-navegação (1519-1522). Contudo, há um misticismo em torno deste pseudo-boom tecnológico em Portugal que é necessário desfazer!
*** Magalhães ***
O Mais Escandaloso Golpe de Propaganda do Ano
(Este slogan fazia parte de um mail que recebi e cuja veracidade fui investigar. O texto que se segue é um misto entre o conteúdo desse mesmo mail e a minha construção.)
Os noticiários têm falado com pompa e circunstância, anunciando o lançamento do “primeiro computador portátil português” - o Magalhães.
A RTP classificou-o como “um projecto português produzido em Portugal”. A SIC refere que é “um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel” e que a “concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnológico”.
Na realidade, o projecto não teve origem em Portugal: já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel - chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo, sendo já vendido há algum tempo através da Amazon.
Em todo o caso, quem ouvir as notícias em Portugal, pensa que este é um projecto completamente novo e com origem no nosso país. Há lá maneira melhor de puxar ao orgulho nacionalista sobre a égide Sócrates.
Mesmo assim, o Portugal Diário avança: “Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto.” Há nesta afirmação mais do que a simples reprodução do comunicado de imprensa do Governo.
Será que a ideia é destruir os esforços de Nicholas Negroponte para o OLPC – One Laptop per Child (Um Computador Portátil por Criança). A ideia original do criador do MIT Media Lab era a criação de um portátil de 100 dólares. A Intel foi um dos parceiros até ver o seu concorrente AND ser escolhida como fornecedor, tendo saído do consórcio criando o Classmate PC, que está a tentar impor aos países em desenvolvimento.
Sócrates acaba de aliar-se, sem concurso, à Intel, para destruir o projecto de Nicholas Negroponte. A JP Sá Couto, que ja fazia os Tsunami, tem assim, sem concurso, todo o mercado nacional do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Um só conceito: Propaganda Terceiro Mundista!
Consultem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Negroponte#O_PC_de_USD_100.
Temos largamente ouvido falar da ideia, concepção, distribuição, venda… enfim… tudo aquilo que envolve o afamado Magalhães – o computador, supostamente de origem portuguesa, que tem o nome do navegador português Fernão de Magalhães, que ao serviço dos reis de Espanha cumpriu a primeira viagem de circum-navegação (1519-1522). Contudo, há um misticismo em torno deste pseudo-boom tecnológico em Portugal que é necessário desfazer!
*** Magalhães ***
O Mais Escandaloso Golpe de Propaganda do Ano
(Este slogan fazia parte de um mail que recebi e cuja veracidade fui investigar. O texto que se segue é um misto entre o conteúdo desse mesmo mail e a minha construção.)
Os noticiários têm falado com pompa e circunstância, anunciando o lançamento do “primeiro computador portátil português” - o Magalhães.
A RTP classificou-o como “um projecto português produzido em Portugal”. A SIC refere que é “um produto desenvolvido por empresas nacionais e pela Intel” e que a “concepção é portuguesa e foi desenvolvida no âmbito do Plano Tecnológico”.
Na realidade, o projecto não teve origem em Portugal: já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel - chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo, sendo já vendido há algum tempo através da Amazon.
Em todo o caso, quem ouvir as notícias em Portugal, pensa que este é um projecto completamente novo e com origem no nosso país. Há lá maneira melhor de puxar ao orgulho nacionalista sobre a égide Sócrates.
Mesmo assim, o Portugal Diário avança: “Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto.” Há nesta afirmação mais do que a simples reprodução do comunicado de imprensa do Governo.
Será que a ideia é destruir os esforços de Nicholas Negroponte para o OLPC – One Laptop per Child (Um Computador Portátil por Criança). A ideia original do criador do MIT Media Lab era a criação de um portátil de 100 dólares. A Intel foi um dos parceiros até ver o seu concorrente AND ser escolhida como fornecedor, tendo saído do consórcio criando o Classmate PC, que está a tentar impor aos países em desenvolvimento.
Sócrates acaba de aliar-se, sem concurso, à Intel, para destruir o projecto de Nicholas Negroponte. A JP Sá Couto, que ja fazia os Tsunami, tem assim, sem concurso, todo o mercado nacional do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Um só conceito: Propaganda Terceiro Mundista!
Consultem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Negroponte#O_PC_de_USD_100.
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