Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Daniel


Sempre que regressas há uma felicidade latente, sempre que partes a sensação é semelhante à primeira vez que te foste embora.
Temos quatro anos de diferença mas muita coisa em comum: a começar pela família, pelo apelido e pela casa! Somos irmãos e conheço-te desde sempre!
Não posso negar que tenho um orgulho escondido em teres entrado no mesmo curso que eu, e não posso deixar de acreditar que tive uma ponta de influência nisso. No final deste ano sou médico, daqui a uns anos tu também serás.
Não posso negar que te invejei quando soube que ias estudar para o estrangeiro, libertares-te das amarras da família muito mais cedo que eu, mas bem sei que a tristeza de estar longe de quem se gosta, em nós que somos pessoas agarradas ao que temos, custa muito e sabe a amargo! No fundo toda a magia que se possa fazer em torno disso tem uma ponta de ilusão, mas sempre vais recarregando baterias quando voltas a casa e encontras a família e os amigos.
Todos por aqui, todos os dias, nos lembramos de ti! Não há ninguém que não te elogie, que não fale de ti com orgulho e que não tenha saudades tuas! Mas mais que isso, todos nós acreditamos em ti e confiamos na tua capacidade de gerires a tua vida longe de nós e com o nosso apoio!
Sempre vão dizendo que somos parecidos, mas eu acho não! Somos irmãos mas somos muito diferentes. Acredito que não seria capaz de passar pela experiência que tu neste momento tens com a força com que a estás a viver. Cada vez que agora olho para ti, sempre que vens até casa, olho para ti com aquela sensação de orgulho especial.
Puto, que tenhas toda a sorte do mundo! Irei concerteza visitar-te algumas vezes – até porque acho que esta distância de tantos quilómetros nos aproximou de outra forma!
Ah… e nunca te esqueças que quando voltares de vez há uma Clíncia Correia Azevedo para abrir! ;)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Acontece que queria ter tempo…


Acontece que queria ter tempo para escrever, e penso no que quero escrever sem escrever em escrita corrente.
Acontece que queria ter tempo para pensar, e não penso em metade do que quero pensar porque penso demais na outra metade.
Acontece que queria ter tempo de correr para os teus braços, e penso que isso não se faz nem de tempo nem de pensamento, mas é intemporal e às vezes psicótico.
Acontece que queria ter tempo para estar com todos vocês, e penso tantas vezes como gerir todo esse tempo para o conseguir, e não consigo.

Não sei se o defeito é meu ou do tempo. Acho que ainda não assimilei de todo algumas mudanças pelas quais as fases da vida nos obrigam a passar.

Longe o poeta dizia,

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Muda-se o Ser, muda-se a confiança
Todo o Mundo é composto de mudança
Tomando sempre novas qualidades”

E que qualidades adquiri eu? Que vontades novas tenho?
Só quero ter tempo: o tempo que sempre tive e que sempre consegui gerir! Eu era o às do tempo! Driblava com o tempo nas minhas mãos… e fazia o que queria… cheirava o tempo… tocava o tempo… os ponteiros do relógio era eu que os fazia…
Ou então não!... Se calhar eu é que não ocupava tanto tempo com aquilo que do tempo corria.
Sei lá! Só queria mesmo era ter tempo de olhar nos teus olhos, de rir com todos vocês, de sorrir a que merece, e de escrever… Escrever muito… Sobre aquilo que ao tempo o tempo me deixasse escrever!

A minha vida não é assim tão má, o problema é que não tenho tempo! Quer dizer: tenho tempo para fazer alguma coisa, não faço é tudo o que quero. Será que quero fazer coisas a mais?
Mas eu não sei estar parado e deixar-me ver os outros mexer… Não, não é isso: não quero ser mais ou melhor que os outros – só quero perpetuar a minha dinâmica… Mas depois acabo por me dispersar.

E depois aquela maldita coisa electrónica onde metodicamente tento encaixar, em horas certas e cheias de tudo, aquilo que tenho para fazer! E não faço tudo. Quer dizer: faço algumas coisas – outras deixo a meio, outras invento que faço e outras não faço de todo. Mas não é por mal! Eu até gosto do que faço, e até do que acabo por não fazer!

De tempo se faz ao tempo aquilo que do tempo depende. No fundo, tudo depende do tempo e todos dependemos dele.

É tempo de terminar!